Login Screen INSTAGRAM: POR QUE ME BLOQUEARAM 2 VEZES ?

Bloqueios de perfis em redes sociais sem direito a defesa é "legal" ( ** ) ?

Escrito por Sergio Feitoza Costa em 16/11/2-20
 
Eu tenho o direito de saber a razão pela qual fui punido com o bloqueio.
 Portugues

Meses atrás, comecei a usar o Instagram, uma rede social muito usada no Brasil. Como aprendi, com as dificuldades no Instagram, que não é confiável usar apenas uma, estou começando a usar o Pinterest, Tumblr e Flickr, etc .. (pesquise Google “alternativas ao Instagram”.)

Meu perfil #sergiofeitozacosta é público. Se você entrar e conferir, verá que eu posto artigos educados sobre como melhorar a EDUCAÇÃO NO BRASIL, sobre a necessidade do VOTO FACULTATIVO (no Brasil é obrigatório). Também posto fotos de viagens, pinturas, esculturas, as músicas que componho e sobre os livros que escrevo. Raramente faço postagens sobre minhas atividades de P&D como engenheiro eletricista. Para assuntos técnicos, uso o LinkedIn que como faz a maior parte da comunidade tecnica..

Nunca posto ou reencaminho notícias falsas ou mensagens de terceiros. Aos 67 anos, engenheiro, compositor musical e escritor de livros, prefiro escrever minhas próprias ideias.

O FATO: NOS ÚLTIMOS 2 MESES FUI, por 2 vezes, sem qualquer motivo, BLOQUEADO PELO INSTAGRAM, PARA POSTAR OU COMENTAR por 7 dias.

Recebi, do nada, uma mensagem (ver figura) dizendo que fui bloqueado por 7 dias porque

“Restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade.

Se você clica no botão “Informar-nos” não receberá resposta e ficará desconectado até o prazo indicado na mensagem. Parece que os serviços do Instagram são baseados apenas em robôs que usam técnicas de inteligência artificial e com muitos poucos humanos para analisar e corrigir erros. Neste aspecto, consegue ser pior do que os sistemas de reclamações das concessionárias brasileiras de serviços de telefonia, que geram centenas de milhares de processos contra elas.

cwed

 

   

 

A QUESTÃO: ...... Como investi tempo e dinheiro colocando posts lá, peço a ajuda de advogados ou juristas para conseguir entender alguns pontos. O Instagram está disponível para POSTAGEM GRATUITA e cobra PROMOÇÃO PAGA de postagens. Não é algo como um “software livre” do tipo “use se quiser por sua conta e risco”. Paguei algumas promoções até que fui bloqueado, pela primeira vez, tendo sido também ignorados meus pedidos para saber a razão..

Quando o Instagram bloqueia e escreve para você a frase “Nós restringimos certas atividades para proteger nossa comunidade”, está acusando a pessoa de fazer algo errado ou fora das regras. É um princípio jurídico o direito do acusado de saber o motivo.

Esse fato me fez lembrar os tempos da Censura nas Ditaduras na América Latina, nas décadas de 60 e 70. Vale a pena assistir ao programa “Fantástico” (Rede Globo - Brasil). Foi em 15 de novembro de 2020, dia de eleições brasileiras. A reportagem foi sobre a criação de perfis falsos na rede social.

Então, para concluir, PERGUNTO ao INSTAGRAM:

Há algo sério sendo feito para evitar que esses bloqueios, sem informação do motivo, aconteçam?

PERGUNTA AOS ADVOGADOS E ENTIDADES LEGAIS:

Se o Instagram oferece o serviço e cobra por ele, não deveria ter um serviço de correção de erros humanos? Quando o Instagram envia um recibo pelos serviços das Promoções, isto equivale a uma nota fiscal de serviços? E a questão de não informar a razão de estar punindo o usuário ? Pode?

Não sei se os robôs vão entender o que estou escrevendo. Seria ótimo saber que existem humanos para me dizer por que fui bloqueado. Procuro outras pessoas que tiveram o mesmo problema.

Sergio Feitoza Costa *** E-mail sergiofeitozacosta@gmail.com

( ** ) Leia os artigos

https://www.conjur.com.br/2020-ago-17/bloqueios-perfis-redes-sociais-geram-indenizacoes

https://migalhas.uol.com.br/depeso/320640/redes-sociais-devem-indenizar-por-bloqueio-indevido-de-usuarios

 

 

 

 

 

   
Musica, Livros e Engenharia

Voto Facultativo e

Educação no Brasil

_