----- Original Message -----
Sent: Sunday, May 08, 2011 10:55 AM
Subject: Fw: Proposta para GUIA ABNT s/ uso de SIMULAÇÕES DE ENSAIOS ELÉTRICOS

Ao prezado Sr.Vicente Cataccini
Secretario Geral do
COBEI - Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações

Secretaria do ABNT/CB-03
Av. Paulista, 1439, 11º andar, conjunto 114, CEP 01311-200 - São Paulo – SP
Fone: (11) 3371-5601 - E-mail: cobei@cobei.org.br http://cobei.org.br/
Copia para os listados no anexo

Assunto: Proposta para criação de Comissão de Estudos para elaboração de um GUIA ABNT sobre o uso de simulações computacionais em ensaios de tipo intitulado (título provisório):
“ORIENTAÇÕES AO USO DE SIMULAÇÕES PARA EXTRAPOLAR RESULTADOS OU SUBSTITUIR ALGUNS ENSAIOS DE ALTA POTÊNCIA ESPECIFICADOS NAS NORMAS ABNT”


Prezado Senhor,
Em 17 de dezembro p.p.na ocasião de uma reunião no COBEI tive um contato e fiz uma consulta preliminar com o prezado Guilherme Furlan, a respeito de como poderia ser trabalhada no ambito das normas técnicas da IEC e do COBEI/ABNT a idéia de sistematizar o uso de simulações computacionais como ferramenta auxiliar aos ensaios de tipo das normas de produtos.
Este tema é novo a nível mundial e cresce rapidamente de interesse porque a pouca disponibilidade de laboratorios de ensaios e os significativos preços e prazos para realização de ensaios são cada vez mais uma barreira à redução de preços de equipamentos eletricos de alta e baixa tensões. A título de exemplo, se no Brasil pode-se hoje esperar 1 ano para conseguir ter uma vaga para realizar um ensaio, na Europa e EUA espera-se 2 a 3 meses e nos demais paises da America do Sul sequer há laboratorios para realizar ensaios de alta potencia eletrica.
Técnicas de simulação de ensaios podem ser utilizadas para prever, p.ex.os resultados dos mais onerosos ensaios de alta potencia elétrica como os ensaios de arco interno, elevação de temperatura e ensaios de correntes suportáveis de curta duração e crista (esforços eletrodinâmicos). .Nas referencias que podem ser baixadas em http://www.cognitor.com.br/download.htm há artigos sobre o assunto.
Embora as aplicações mais imediatas das simulações sejam em painéis, barramentos, fusíveis e transformadores estas aplicam-se também a outros equipamentos em muitas situações como p.ex,:
(a) para evitar ensaios em um certo equipamento de características próximas a outro já testado
(b) para evitar a repetição de ensaios em processos de certificação de produtos após pequenas modificações em um produto já certificado.

(c) para substituir o SF6 por ar em ensaios de arco interno com benefícios ambientais.
Na ocasião do mencionado contato no COBEI entendemos que o caminho a seguir seria , em uma primeira etapa, preparar um Guia ABNT intitulado :
“Orientações ao uso de simulações para extrapolar resultados ou substituir alguns ensaios de alta potência especificados nas normas ABNT”.
Em uma segunda etapa, após publicarmos o Guia no Brasil proporiamos a IEC a elaboração de guia semelhante, no formato de uma norma horizontal / Guide da IEC

Ainda no contato de dezembro p.p. aprendemos que para elaborar o GUIA seria necessário:
a) criar uma Comissão de Estudos no COBEI para prepará-lo, de preferencia a partir de um texto base já elaborado e,.
b) para que esta Comissão seja criada são necessarias evidencias de que o GUIA é condiderado relevante para o setor elétrico (usuários de equipamentos, fabricantes, organismos de cerificação, laboratórios de ensaios). Estas evidencias seriam demonstradas se um certo número de empresas manifestassem ao COBEI / ABNT seu interesse em apoiar a iniciativa. O apoio é a participação direta ou indireta nas reuniões da Comissão de Estudos a ser formada.
Com base nisto consultamos algumas empresas que seriam possiveis interessadas no GUIA. Menos de 1 mês após a consulta recebemos respostas de um numero significativo de empresas que manifestaram explicito interesse em participar da elaboração do GUIA. Entre estes incluem-se os fabricantes, usuarios de equipamentos, entidades de certificação e laboratorios listados no texto em anexo a quem estou enviando copia da presente mensagem
Certamente varias outras manifestarão interesse quando houver uma divulgação mais ampla. Em um email em separado, estou enviado apenas a V.Sas - Secretaria do COBEI, os emails resposta recebidos e os dados completos de contato das empresas que manifestaram interesse.
Considerando o significativo interesse demonstrado por este numero significativo de empresas propomos ao COBEI / ABNT a inclusão da elaboração deste GUIA no PNS 2011 e a formação de uma Comissão de Estudos para dar inicio, a curto prazo, à elaboração do GUIA.
Preparamos um texto base completo para o GUIA da forma como imaginamos que poderia ser seu formato final. Este texto pode ser baixado em http://www.cognitor.com.br/guiaSimulacoes.pdf Estimamos que com 6 reuniões, uma a cada 2 meses seja possível aperfeiçoar este texto base para posterior inicio do processo de Consulta Publica.
A titulo de informação, menciono que a idéia original sobre o uso de simulações como ferramenta auxiliar às normas tecnicas internacionais foi apresentada no “CIGRÈ International Technical Colloquium” - Rio de Janeiro - set/2007. O artigo original (artigo PS1-06) e outros artigos sobre o tema podem ser baixados em http://www.cognitor.com.br/download.htm.

Aproveito a oportunidade para agradecer às empresas listadas no anexo, que já demonstraram interesse em participar dos trabalhos, pela rápida resposta e , sem mais para o momento ficamos noa aguardo dos comentários do COBEI / ABNT.


Atenciosamente


Sergio Feitoza Costa
Cognitor - Consultoria, P&D e Treinamento
Tel (21) 2465 3689 ou (21) 3393 4600 ou (21) 8887 4600
Site www.cognitor.com.br email sergiofeitoza@cognitor.com.br