Na ocasião do mencionado contato no COBEI entendemos que o caminho a seguir seria , em uma primeira etapa, preparar um Guia ABNT intitulado :
Em uma segunda etapa, após publicarmos o Guia no Brasil proporiamos a IEC a elaboração de guia semelhante, no formato de uma norma horizontal / Guide da IEC
a) criar uma Comissão de Estudos no COBEI para prepará-lo, de preferencia a partir de um texto base já elaborado e,.
b) para que esta Comissão seja criada são necessarias evidencias de que o GUIA é condiderado relevante para o setor elétrico (usuários de equipamentos, fabricantes, organismos de cerificação, laboratórios de ensaios). Estas evidencias seriam demonstradas se um certo número de empresas manifestassem ao COBEI / ABNT seu interesse em apoiar a iniciativa. O apoio é a participação direta ou indireta nas reuniões da Comissão de Estudos a ser formada.
Com base nisto consultamos algumas empresas que seriam possiveis interessadas no GUIA. Menos de 1 mês após a consulta recebemos respostas de um numero significativo de empresas que manifestaram explicito interesse em participar da elaboração do GUIA. Entre estes incluem-se os fabricantes, usuarios de equipamentos, entidades de certificação e laboratorios listados no texto em anexo a quem estou enviando copia da presente mensagem
Certamente varias outras manifestarão interesse quando houver uma divulgação mais ampla. Em um email em separado, estou enviado apenas a V.Sas - Secretaria do COBEI, os emails resposta recebidos e os dados completos de contato das empresas que manifestaram interesse.
Considerando o significativo interesse demonstrado por este numero significativo de empresas propomos ao COBEI / ABNT a inclusão da elaboração deste GUIA no PNS 2011 e a formação de uma Comissão de Estudos para dar inicio, a curto prazo, à elaboração do GUIA.
Preparamos um texto base completo para o GUIA da forma como imaginamos que poderia ser seu formato final. Este texto pode ser baixado em
http://www.cognitor.com.br/guiaSimulacoes.pdf Estimamos que com 6 reuniões, uma a cada 2 meses seja possível aperfeiçoar este texto base para posterior inicio do processo de Consulta Publica.
A titulo de informação, menciono que a idéia original sobre o uso de simulações como ferramenta auxiliar às normas tecnicas internacionais foi apresentada no “CIGRÈ International Technical Colloquium” - Rio de Janeiro - set/2007. O artigo original (artigo PS1-06) e outros artigos sobre o tema podem ser baixados em
http://www.cognitor.com.br/download.htm.
Aproveito a oportunidade para agradecer às empresas listadas no anexo, que já demonstraram interesse em participar dos trabalhos, pela rápida resposta e , sem mais para o momento ficamos noa aguardo dos comentários do COBEI / ABNT.